O que é e como funciona a Franquia nos seguros

A franquia nos seguros é algo usual, mas nem sempre o cliente sabe como funciona. Geralmente, só se toma conhecimento quando ocorre um sinistro.

Quem já contratou um seguro, automóvel, casa ou saúde, certamente já tomou conhecimento deste termo. Apesar de ser um valor que varia conforme as condições da apólice é, no entanto, um termo comum e pode fazer a diferença no momento da subscrição do seguro.

Franquia dos seguros. O que é?

A franquia diz respeito ao valor que, em caso de acidente (ou sinistro, na linguagem técnica de seguros), fica a cargo do segurado (cliente). Ou seja, a seguradora só paga prejuízos a partir de determinado valor.

Qual é o valor da Franquia?

A franquia pode ser um valor fixo (por exemplo, 500 euros) ou uma percentagem (por exemplo, 5% do capital seguro). Note que, estes valores são meramente indicativos e têm como objetivo simplificar a explicação. O valor da franquia varia de caso para caso, consoante as Condições Particulares da apólice.

Onde posso ver qual a franquia?

Em certos casos a existência de franquia pode ser negociada com a seguradora e, por isso, ao assinar o contrato, já saberá se existe franquia e qual o seu valor monetário, percentagem ou até aplicação temporal. A franquia pode também ser consultada, a qualquer momento, na apólice de seguros, nas Condições Particulares.

A franquia afeta o preço do seguro?

Sim, o valor da franquia irá ter consequências no valor do prémio anual. Em regra, seguros com prémios anuais possuem franquias mais baixas. Por outro lado, um seguro mais barato, os chamados low cost, costumam apresentar franquias mais elevadas.

Se tem dúvidas sobre o seguro ideal  para si ou para a sua empresa, na AS Seguros, temos os melhores profissionais na área de seguros. Venha conhecer-nos hoje mesmo